O que significa cada tarja nos medicamentos?

Entenda o significado de cada uma das tarjas dos seus medicamentos. Atualmente são tantos os medicamentos disponíveis para consumo no mercado farmacêutico que fica quase impossível diferenciá-los, muito menos identificá-los quanto ao risco que podem trazer a nossa saúde.


Para auxiliar na identificação e classificação de risco, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) preconiza que venha impresso nas embalagens dos medicamentos uma tarja colorida indicando quanto ao risco do produto.


As tarjas são as faixas transversais que podem ser facilmente identificadas na embalagem dos medicamentos. Elas podem ser encontradas nas cores vermelha, preta ou amarela. Cada tarja vem ainda com uma mensagem impressa que orienta sobre a necessidade da receita e em alguns casos sobre o risco do medicamento.


TARJA VERMELHA


A tarja vermelha representa o risco intermediário que a medicação, se realizado uso inadequado ou acidental, pode causar, portando este medicamento só pode ser vendido mediante prescrição médica.

A tarja vermelha pode vir com a mensagem “Venda sob prescrição médica”, que significa que para comprar este medicamento é necessário apresentar a receita médica, porém ela não precisa ficar retida na farmácia.

Este medicamento só pode ser vendido com retenção da receita”, que significa que neste caso, por se tratar de um medicamento de controle especial ou antibiótico, além de apresentar a receita, que deve ser feita em duas vias, a primeira via deverá ficar retida na farmácia em posse do farmacêutico.


TARJA PRETA


A tarja preta representa o risco elevado que a medicação pode causar, em geral são medicamentos conhecidos como psicotrópicos e entorpecentes. Estes medicamentos sempre vêm com a seguinte mensagem “Venda sob prescrição médica. O abuso deste medicamento pode causar dependência”, que significa que devido ao alto risco, para comprar este medicamento o paciente necessita da prescrição médica, em via única, e esta via fica retida na farmácia em posse do farmacêutico.


TARJA AMARELA


A tarja amarela, ao contrario das demais, não tem significado quanto ao risco do medicamento, mas sim função de identificação de medicamento genérico. Os medicamentos genéricos são aqueles que possuem, comprovadamente, a mesma formulação e são utilizados para os mesmos sintomas, que o medicamento de referência. Na tarja amarela vem impresso, obrigatoriamente, a mensagem “Medicamento Genérico” e uma letra G em tamanho ampliado. A tarja amarela deve vir acima das tarjas vermelha ou preta, pois ela não exclui a necessidade das outras tarjas, uma vez que possuem funções diferentes.


MEDICAMENTOS NÃO TARJADOS


Existem ainda os medicamentos não tarjados, considerados medicamentos isentos de prescrição (MIPs), que são medicamentos de baixo risco, que podem ser prescritos pelo farmacêutico, geralmente utilizados no tratamento de sintomas e distúrbios menores.


É importante ressaltar que na compra de qualquer medicamento de controle especial, é obrigatório a presença do farmacêutico no estabelecimento, e ele dever ser consultado na compra de qualquer medicamento, pois pode auxiliar o paciente quanto ao uso racional do medicamento.


Farmacêutica: Cássia Rocha/ CRF-RS 16919


Referências:

http://portal.crfsp.org.br/documentos/crf/Manual-de-orientacao-ao-farmaceutico-dispensacao_versao-WEB.pdf


http://portal.anvisa.gov.br/resultadodebusca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=2862297&_101_type=content&_101_groupId=219201&_101_urlTitle=tarjas-de-medicamentos&inheritRedirect=true



manda_med_novo_png.png

Contato

51 99648.3794

contato@mandamed.com.br

R. Rubem Berta, 38 - Vila Nova, Novo Hamburgo - EXO HUB Coworking

R. Cândido Silveira, 198 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90540-010 

Receba novidades e promoções

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Manda Med / Porto Alegre - RS - CNPJ: 36.056.725/0001-49 - Entregas das 08h - 18h