O que é automedicação?

Entenda como esse hábito de se automedicar pode ser prejudicial para a sua saúde.

A automedicação é a prática de tomar remédios por conta própria. Seja por responsabilidade própria ou por indicação, a simples ação de tomar remédios sem indicação de um médico ou farmacêutico pode ser bastante prejudicial.


Os medicamentos ocupam um papel importante nos sistemas de saúde, pois salvam vidas e melhoram a saúde das pessoas, assim sendo, a utilização de medicamentos é a forma mais comum de terapia em nossa sociedade, no entanto o uso irracional de medicamentos pode agravar doenças, comprometer eficácia dos tratamentos, além de gerar risco de reações alérgicas, dependência e até mesmo morte.


O amplo uso de medicamentos sem orientação médica e farmacêutica, quase sempre acompanhado do desconhecimento dos malefícios é apontado como uma das principais causas de intoxicações humanas registradas no país. De acordo com a Anvisa, os analgésicos, os antitérmicos e os anti-inflamatórios representam as classes de medicamentos que mais intoxicam.


O uso de remédios de forma incorreta pode agravar a doença ao esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, o uso abusivo pode gerar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação em relação ao uso do remédios se refere à combinação inadequada - o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.


Os riscos da automedicação por pesquisas na Internet e por indicação de conhecidos são muitos, portanto, deve-se evitar tomar remédios por conta própria. O mais indicado é ir ao hospital, consultar-se com seu médico e o farmacêutico.


Outro hábito que você deve adotar, é ler a bula dos medicamentos. Na bula, estão contidas informações relevantes do medicamento, como: indicações, contraindicações, reações, precauções e interações medicamentosas. Por meio dela, o paciente tem acesso às possibilidades de ocorrência ao usar o medicamento, podendo assim evitar possíveis complicações.


Em casos de dúvidas sobre medicamentos, sempre, consulte o médico e o farmacêutico.


Farm: Cássia Rocha / CRF-RS:16919


Referências:

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/premio_medica/pdfs/trabalhos/mencoes/januaria_ramos_trabalho_completo.pdf


https://idec.org.br/consultas/dicas-e-direitos/saiba-quais-so-os-perigos-da-automedicaco


https://www.spdm.org.br/blogs/saude-em-geral/item/2296-riscos-e-consequencias-da-automedicacao


https://www.ufrgs.br/farmacologica/2018/06/24/um-pouco-sobre-a-automedicacao/



manda_med_novo_png.png

Contato

51 99648.3794

contato@mandamed.com.br

R. Rubem Berta, 38 - Vila Nova, Novo Hamburgo - EXO HUB Coworking

R. Cândido Silveira, 198 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90540-010 

Receba novidades e promoções

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Manda Med / Porto Alegre - RS - CNPJ: 36.056.725/0001-49 - Entregas das 08h - 18h