Aprenda onde guardar seus medicamentos

Uma dúvida comum das pessoas em relação a medicamentos costuma ser onde guardá-los. Com o objetivo então de esclarecer essa dúvida, desenvolvemos este conteúdo sobre os cuidados necessários ao efetuar a guarda de seus medicamentos.

Primeiramente, medicamentos são perigosos e necessitam ser guardados fora do alcance de crianças, desta forma o local de armazenamento deve ser cuidadosamente escolhido. Eles devem ser guardados sempre dentro de suas caixinhas originais, pois elas são desenvolvidas para preservar as características físico-químicas do medicamento, protegendo eles das variações de temperatura, umidade, luz e calor.


Além disso, a caixinhas originais contêm informações importantes como a identificação do medicamento, dosagem, lote e validade, além de conter a bula, que deve ser sempre lida. Atualmente, existem no mercado caixinhas plásticas com divisórias usadas para colocar os medicamentos à serem utilizados ao longo do dia ou da semana.


Geralmente os usuários cortam os blísteres de comprimido ou mesmo retiram os comprimidos de sua embalagem primaria com o intuito de guardar nestas caixinhas. No entanto, essa prática não é indicada, pois pode levar à confusão devido à difícil identificação dos comprimidos, podendo levar ao erro de administração.


Além do risco envolvido na tomada do medicamento, a estabilidade físico-química do medicamento também pode ficar comprometida, uma vez que essa caixinha não possui o mesmo tipo de vedação da embalagem original. Se você possui a necessidade de carregar medicamentos ao longo do dia, como por exemplo, anticoncepcionais mantenham-os em suas embalagens originais e evite deixá-los em ambientes quentes, como dentro do carro.


Há, alguns, medicamentos que devem ser armazenados em geladeira, nesses casos a bula do medicamento costuma indicar.


Porém, deve-se ter o cuidado de não armazená-los na porta da geladeira, uma vez que estariam sujeitos à mudança de temperatura a cada movimento da porta. Outro local da geladeira que deve ser evitado é o congelador, pois possui uma temperatura inferior à indicada para medicamentos de geladeira, que vão de 2ºC a 8ºC, dando preferência pela prateleira da geladeira.


No geral, os medicamentos devem ser guardados em ambientes limpos e secos, protegidos da luz, calor e umidade, devendo, desta forma, ser evitada a guarda em ambientes como cozinha ou banheiro, devem também ser mantidos fora do alcance de crianças e de animais. Outra dica importante é sempre se lembrar de conferir validades, nunca fazendo uso de medicamentos vencidos.


Em casos de dúvidas sobre medicamentos, sempre, consulte o médico e o farmacêutico.


Farmacêutica: Cássia Rocha/ CRF-RS 16919

Referências:

https://www.farmacia.ufmg.br/onde-guardar-medicamentos/

https://www.pfizer.com.br/noticias/Guardar-medicamentos-exige-cuidados

http://www.hospfar.com.br/novidade/hospfar-orienta-como-armazenar-medicamentos-em-casa-



manda_med_novo_png.png

Contato

51 99648.3794

contato@mandamed.com.br

R. Rubem Berta, 38 - Vila Nova, Novo Hamburgo - EXO HUB Coworking

R. Cândido Silveira, 198 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90540-010 

Receba novidades e promoções

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Manda Med / Porto Alegre - RS - CNPJ: 36.056.725/0001-49 - Entregas das 08h - 18h