Medicamentos vencidos fazem mal à saúde?

A data de validade é o prazo final que os fabricantes garantem 100% do potencial de um

medicamento. A data de validade existe em todos os medicamentos e isso é estipulado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por lei.



Cada medicamento tem um conjunto de ingredientes próprios e na fase de desenvolvimento os laboratórios farmacêuticos realizam estudos rigorosos para determinar a estabilidade e o tempo que esses ingredientes vão permanecer sem deterioração, ou seja, a vida útil do medicamento. Portanto, se a data de vencimento expirar não há garantia de que o medicamento terá total efeito.


Certos medicamentos continuam a fazer efeito mesmo após o prazo de validade e o que pode ocorrer é a diminuição da eficácia terapêutica. A forma de armazenamento também influencia na preservação da eficiência do medicamento (saiba como armazenar seus medicamentos)


No entanto, o FDA alerta que tomar esses medicamentos pode ser perigoso ou menos efetivo, pois suas características físico-químicas podem ser alteradas. Tomar medicamentos vencidos, como antibióticos, pode levar a doenças mais graves e também ao aumento de resistência das bactérias - um exemplo é o caso do antibiótico tetraciclina, que após o prazo de validade pode causar doença nos rins.


Para os medicamentos importantes e de uso contínuo, como medicamentos para doenças cardíacas, convulsões ou alergia com risco de vida, o adequado também é não arriscar e obter uma nova prescrição. A Anvisa caracteriza medicamentos vencidos ou acondicionados e transportados de forma errada como medicamentos impróprios e defende o descarte correto de medicamentos vencidos.


A data de validade existe por um motivo, então não é aconselhável

usá-los após esse prazo; usar corretamente o medicamento conforme as indicações do médico e da bula são essenciais para garantir a efetividade e segurança do medicamento.



Responsável técnica: Farmacêutica. Cássia Rocha CRF-RS: 16919 Fonte: https://www.ecycle.com.br/4946-medicamentos-vencidos.html

manda_med_novo_png.png

Contato

51 99648.3794

contato@mandamed.com.br

R. Rubem Berta, 38 - Vila Nova, Novo Hamburgo - EXO HUB Coworking

R. Cândido Silveira, 198 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90540-010 

Receba novidades e promoções

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Manda Med / Porto Alegre - RS - CNPJ: 36.056.725/0001-49 - Entregas das 08h - 18h