Interação entre alimentos e medicamentos

Não basta somente olhar o prazo de validade dos medicamentos antes de administrá-los. Estudos recentes mostram que também é importante conhecer como determinados nutrientes, presentes em alimentos ou em suplementos, interferem na ação dos medicamentos.



Você acha que está fazendo tudo certo, mas só toma o seu medicamento de estômago cheio?


Alguns medicamentos, como a levotiroxina, usada no tratamento de reposição hormonal da glândula tireoide, por exemplo, devem ser tomados com o estômago vazio para que sua absorção seja adequada. Por exemplo, sugere-se que ela seja administrada uma hora antes do café da manhã. Também é recomendado utilizá-la com no mínimo quatro horas de intervalo em relação a antiácidos, ferro ou suplementos contendo cálcio.


A cada ano, novos medicamentos e novas informações são disponibilizados. Recomenda-se que, antes de tomar qualquer medicamento, leia-se a bula, e em caso de dúvidas sobre sua administração ou sobre os riscos de associações com álcool, alimentos e suplementos, que um médico ou farmacêutico seja consultado.

Afinal, tudo isso é importante para o sucesso de seu tratamento.


​Mas, para elucidar melhor, dá uma conferida nas tabelas abaixo que apresentam a de interações entre alguns medicamentos e alimentos!




Responsável Técnica: Farmacêutica Cássia Rocha

CRF-RS: 16919


Fonte:

Lombardo, et al. Drug-food interactions and their influence in pharmacotherapy. 10.14450/2318-9312.v26.e3.a2014.pp188-192.


https://hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/combinacoes-erradas-medicamentos-suplementos-alimentos-podem-interferir-efeito.aspx



manda_med_novo_png.png

Contato

51 99648.3794

contato@mandamed.com.br

R. Rubem Berta, 38 - Vila Nova, Novo Hamburgo - EXO HUB Coworking

R. Cândido Silveira, 198 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90540-010 

Receba novidades e promoções

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social

Manda Med / Porto Alegre - RS - CNPJ: 36.056.725/0001-49 - Entregas das 08h - 18h