Entenda em 1 min: o que é fitoterapia e plantas medicinais.
FITOTERAPIA

O termo fitoterapia é relativo a utilização de plantas para o tratamento de doenças. Todo produto farmacêutico, seja extrato, tintura, pomada, ou cápsula, que utiliza como matéria-prima qualquer parte de uma planta com conhecido efeito farmacológico, pode ser considerado um medicamento fitoterápico. Interessante, né?

PLANTAS MEDICINAIS
São plantas utilizadas na cura e tratamento de doenças, na visão popular. Nem tudo aquilo que se usa para tratar determinada doença é bom e realmente serve.
Precisamos tomar conhecimento de que, mesmo sendo um medicamento natural, as plantas podem causar problemas de saúde se forem usadas de maneira errada. As vantagens de sua utilização consciente, é que as plantas medicinais são uma alternativa barata e de fácil obtenção.
SE É NATURAL, NÃO FAZ MAL?
O consumo de medicamentos fitoterápicos, bem como de plantas medicinais in natura, tem sido estimulado com base no mito “se é natural não faz mal”. Porém, ao contrário da crença popular, eles podem causar diversas reações como intoxicações, enjôos, irritações, edemas (inchaços) e até a morte, como qualquer outro medicamento.
Por isso, busque sempre orientação médica e farmacêutica.
Responsável Técnica: Farmacêutica Cássia Rocha
CRF-RS: 16919
Fonte: http://www.saocamilo-sp.br/blogfarmacia/wpcontent/uploads/2010/10/Fitoter%C3%A1picos.pdf